quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A Câmara Municipal de Viseu disponibiliza, para o ano de 2016, um apoio global de um milhão de euros a associações e clubes desportivos, anunciou a autarquia. O convite à apresentação das candidaturas decorre até 11 de dezembro.
700 mil euros desse apoio deverão ser concedidos a título de incentivo financeiro, em particular para a formação de crianças e jovens, para a capacitação técnica dos clubes e para o fomento de atletas de alto rendimento. A restante fatia será concedida através de apoios não financeiros em equipamentos, logística e serviços.
 Para Almeida Henriques, presidente da Câmara, “o Município reconhece a importância vital do desporto para a qualidade de vida no concelho e na formação dos jovens. Por isso manterá este investimento em 2016, mesmo num cenário em que o orçamento municipal quebra três milhões de euros”.
O aumento do apoio a atletas federados e a mulheres atletas foram dos aspetos mais destacados por Almeida Henriques num encontro que promoveu com os dirigentes de associações e clubes desportivos.
Em 2013 apoiávamos 2644 atletas federados. Em 2015 apoiamos quase mais mil atletas: 3569”, referiu. No que respeita ao desporto no feminino, em 2013 o Municipio apoiou 419 mulheres atletas. Em 2015, foram mais 353, ou seja, 772. “Quase o dobro”, sublinha o autarca. “Este crescimento e esta força não são acidentais. Não são fruto do acaso.”
No seu programa de apoio para 2016, o Município prevê ainda o financiamento da prática e da formação desportivas de atletas com necessidades especiais, assim como de jovens de famílias em situação de insuficiência económica. “Queremos tornar esta política cada vez mais inclusiva. O acesso ao desporto e ao bem-estar tem de ser para todos”, considera o autarca.
O programa municipal de apoio ao movimento associativo desportivo visa a atribuição de apoios financeiros, materiais e logísticos aos clubes e associações que promovem a atividade desportiva em diversas modalidades, promovendo a formação, a acessibilidade, o rendimento e a participação da comunidade.

0 comentários:

Enviar um comentário

Confederação do Desporto de Portugal

Software Profissional - Treinadores